Com uma abrangência de 3.435,34 km2 de extensão, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos, o rio Ipojuca nasce na cidade de Arcoverde (Serra das Porteiras) entre as localidades de Pedreiras e Lagoa e banha 25 municípios do Estado de Pernambuco. Durante seu curso o rio recebe uma carga muito elevada de poluentes destas cidades advindos das atividades agroindustriais. Todo esse detrito industrial e doméstico faz do rio Ipojuca o terceiro mais poluído do Brasil, segundo dados do IBGE (2010).
Em Caruaru ele percorre cerca de 47km, e é se suma importância para o município. Pois a cidade nasceu a partir das águas do Ipojuca. Era um ambiente propício para a sua fundação, porque tinha água (Rio), comércio (feira) e sua localização estratégica (entroncamento). Passagem obrigatória para os viajantes que ali repousavam e davam de beber aos seus animais.
Quem percorre o rio hoje percebe que não há sequer um trecho sem dejetos. A poluição margeia a feira livre da cidade deixando uma má impressão de quem vive e comercializa naquele ambiente. Isso é ruim para a economia local, pois afeta diretamente o nosso potencial turístico e ainda traz malefícios para a saúde das pessoas. Hoje, dia Mundial da Água deixo aqui um alerta não só para o poder público, como também para a população de Caruaru, vamos preservar o nosso bem maior, pois os recursos naturais não são renováveis, temos que preservá-los.
Miriam Gonçalves
0 comentários:
Postar um comentário